Motivação é um assunto constante nas organizações e com algumas atitudes que fazem a diferença, você pode engajar as equipes em seu empreendimento, produzindo melhores resultados. Uma pessoa motivada pode gerar resultados incríveis para o seu negócio. Se você conseguir construir uma equipe altamente motivada, os resultados de produtividade e qualidade na execução das atividades serão percebidos de forma cristalina.
De forma simplificada motivação é: tudo aquilo que serve de inspiração, estimulo e incentivo.
Sendo assim, surge uma pergunta: Como conseguir motivar uma equipe, se a motivação é variável de indivíduo para indivíduo? Podemos dizer que mesmo sendo uma característica intrínseca, existem pontos comuns.
Confira 8 dicas, simples, de como motivar as pessoas:
1 – Escute sua equipe: é importante determinar o que motiva sua equipe. Deixar um canal de comunicação aberto à sua equipe, mesmo não podendo atender todas as solicitações, é muito importante, dando liberdades aos integrantes do time, fazendo com que eles sintam parte da equipe, gerando confiança mútua por todos. Para colher estas informações você pode fornecer um questionário, sessões de brainstorm ou mesmo uma conversa direta e clara com a equipe.
2 – Fale com sua equipe: passar meses sem falar como o funcionário está desempenhando seu papel não é legal. Todos nós queremos saber nossas qualidades e nossos pontos a melhorar. Se um talento que você tem dentro da sua equipe não está sabendo o que está acontecendo, ele não irá se desenvolver. Crie um cronograma para dar feedbacks aos seus colaboradores.
3 – Valorize as pessoas da sua equipe: há atividades nas organizações que são muito complexas. Quando estas atividades são executadas de forma correta, elogie a pessoa ou equipe que realizou esta atividade. Quem não gosta de receber um elogio por um trabalho executado de forma correta? Quem recebe o elogio se sente útil, além de ter a percepção de que está sendo observado pelos seus superiores.
4 – Estabeleça metas: Todos que entram em alguma empresa querem colaborar para o crescimento da organização. Ter metas claras, objetivas e possíveis de atingir, indicando onde a empresa está e pra onde ela quer ir, mostra aos colaboradores os desafios pela frente. E as pessoas gostam de desafios. É um momento de superação, de mostrar resultados e chegar ao fim da meta e ter a sensação de conquista. Então deixe claro o que a organização espera do colaborador e da equipe.
5 – Reconheça por mérito: Em todo time há pessoas que se destacam mais do que outras, logo esta pessoa deve ser reconhecida e recompensada. É importante, para o funcionário que está mais dedicado e mais engajado, seja recompensado pelo seu mérito. Além de motivar o colaborador, isso motiva os demais membros da equipe. Então crie formas para reconhecer estas pessoas, seja por remuneração extra, entradas para cinema, folgas, entre outras possibilidades. Faça isso e demonstre que está satisfeito com o resultado e está recompensando por isso.
6 – Treine-os: A sensação de estar desatualizado em relação ao mercado gera insegurança. Se o funcionário está inseguro, ele irá procurar outra empresa que está mais atenta ao mercado e que está em busca de qualificação dos profissionais. Treinar os membros da sua equipe, além de deixá-los motivados, a empresa irá ganhar diferencial competitivo, pois seus funcionários estarão utilizando as práticas atuais que estão no mercado.
7 – Crie um ambiente saudável: É importante permitir que as pessoas possam caminhar, conversar e interagir. Há tarefas que podem ser executadas ouvindo músicas, por exemplo, trazendo prazer e concentração.
8 – Cuide da saúde de seus colaboradores: As empresas são movidas por pessoas, porém, se estas pessoas não estão bem, os resultados não aparecem. É importante que o ambiente de trabalho seja seguro e ofereça todas as necessidades de cada colaborador. Podem ser criados também programas como ginástica laboral, massagem e alimentação saudável. Cuide sempre das pessoas.
DICA EXTRA: O dinheiro não é fator motivador, contudo, a falta de remuneração adequada torna-se um fator de desmotivação.
“Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas, se me der o meu pessoal, eu construirei, outra vez, todos os meus negócios.” – Henry Ford